Search

Seja diligente

“O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei”. Samuel, porém, disse: “Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará”. O Senhor disse: “Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor.Convide Jessé para o sacrifício, e eu mostrarei a você o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar”. Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele, tremendo de medo, e perguntaram: “Vens em paz?” Respondeu Samuel: “Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo”. Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: “Com certeza é este que o Senhor quer ungir”. O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: “O Senhor também não escolheu este. Em seguida Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: “Também não foi este que o Senhor escolheu”. Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: “O Senhor não escolheu nenhum destes”. Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”. Jessé mandou chamá-lo, e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá” (I Samuel 16.1-13).

Davi foi ungido rei, mas ele começou a reinar? Não. Ele tinha quinze anos, era muito jovem. Quando você recebe uma palavra ou uma profecia sobre o seu chamado, não quer dizer que você irá realizá-lo imediatamente em sua plenitude. Existe uma caminhada, que não é da noite para o dia. Converso com muitos jovens e é muito nítido que alguns deles receberam uma palavra de Deus a respeito do que eles precisam fazer, mas ao analisar a vida de vários, percebo que eles estão esperando “sentados” o que Deus vai fazer, sem servir na sua igreja local. Você não crescerá sem o serviço na igreja local, sem estar debaixo de uma liderança.

Muitos chegam até a falar: “O Senhor me falou que serei pregador de multidões”, mas não se submetem ao processo do crescimento. Os seus irmãos conhecerão o seu chamado no serviço na igreja local. Gosto do que nos diz o Ap. Guto Emery: “O serviço na igreja é uma faculdade de chamados”. 

Antigamente, eu não queria, de jeito nenhum, ser um pastor, mas os irmãos que serviam comigo testificavam daquilo que eu carregava em minha vida. Quando você faz o que gosta, tem um certo crescimento, mas você fazer o que não gosta o crescimento é maior. Eu descobri habilidades em mim fazendo coisas que eu não gostava. Meus líderes, por muitas vezes, chegaram com desafios para mim que eu não queria realizar, mas hoje eu sou muito grato pelo crescimento que tive por meio deles.

O pastor João Roberto sempre diz: “Nunca desperdice uma oportunidade de Deus”.

Se alguém chegar para o seu pastor com alguma necessidade, será que ele terá boas referências da sua vida para suprir essas necessidades?

Reconhecemos que o tempo da realização da profecia existe e, para que ela se cumpra, depende muito de você. Não dependa muito do ambiente, nem do elogio das pessoas ao seu redor para servir e se dedicar à igreja local, Deus está olhando para você e está o galardoando. Você serve a um Deus poderoso!

Davi ficava no pasto sozinho com as ovelhas. O seu pai não ficava fiscalizando o seu serviço, mas Deus estava com ele. Deus está vendo tudo o que você faz e é Ele quem o promove. Não seja excelente na frente de pessoas que o lideram e trate a obra com desleixo quando estiver sozinho. Davi, mesmo ungido rei, foi submisso ao seu pai, inclusive, ao ir levar o lanche para os seus irmãos. E, quando ele obedeceu, a oportunidade apareceu. A oportunidade não aparece para o preguiçoso, mas para quem está disposto e disponível. Esteja disponível para a sua liderança e certamente as oportunidades aparecerão para você.

Existe um tempo para coisas grandes no seu chamado acontecerem, mas é necessário um tempo de amadurecimento e maturação para a sua vida. Seu líder e o seu pastor não querem “lançar” alguém que está imaturo. Agradeça ao cuidado que eles têm pela sua vida.

Quando Deus falar com você a respeito do seu chamado, fale com a sua liderança que certamente eles não desobedecerão ao Senhor. Aquele que vai nos suceder em nossa obra, após o nosso envio, devem ser melhor do que nós. Não somos insubstituíveis.

“Timóteo, meu filho, dou a você esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate” (I Timóteo 1.18).

Lembre-se das palavras ditas ao seu respeito, do que Deus falou para você. Desafios vão acontecer, mas fique firme. A vida de Davi, por exemplo, não foi fácil. Mesmo ungido como rei, o rei Saul queria matá-lo e, mesmo assim, ele não considerou levantar uma arma contra o ungido do Senhor, Saul. Lembre-se das palavras proféticas ditas ao seu respeito. Crente tem que ser amigo de crente. Suas amizades estão dentro da igreja, não estão lá na rua. Na rua estão pessoas para você evangelizar e falar de Jesus, mas seus melhores amigos precisam estar na igreja local. Para que em um possível desânimo, um levante o outro e suporte sua vida.

O serviço na igreja é sério, exigente, mas é uma diversão. Damos muitas risadas, é muito prazeroso. Desde os doze anos sirvo na igreja local e até então eu não deixei de servir.

“Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso” (I Timóteo 4.14-15).

A igreja está vendo o seu progresso ou o seu regresso? Lembre da profecia, do momento em que alguém impôs as mãos sobre você. Abrace as atividades com alegria e certamente as pessoas verão o seu progresso. Faça muito melhor, você sempre pode fazer melhor. Queria deixar um exercício para vocês que eu sempre faço: a cada três meses eu analiso o meu serviço e vejo as possibilidades de sempre melhorar o que estou fazendo. Não podemos ficar ano após ano fazendo o que estamos fazendo da mesma forma. Quem serve não tem tempo para reclamar. Quem serve, está sempre ocupado ajudando os irmãos. Se alguém tem muitas atribuições e você não, provavelmente ele tem sido fiel em todas as missões que tem recebido. Missão dada precisa ser missão cumprida!

Queira ser lembrado pelos problemas que resolve. O cristão é um solucionador de problemas! Se o problema chegar até você, você precisa resolver.  

Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso” (Daniel 6.3).

Daniel tinha um espírito excelente. Quem é excelente se destaca! Daniel se destacou entre os presidentes e os sátrapas, porque era excelente. Faça uma análise se você está sendo excelente ou não em seu procedimento.

Uma vez estava em minha casa assistindo televisão, e estava com o controle remoto mudando de canal até que em um determinado momento algo por dentro me sinalizou para parar. Era um programa de bastidores do Grammy e na situação estava sendo mostrado o ensaio da performance de uma música, mas não estava dando certo. Então, os seguranças do local pediram para encerrar porque iria fechar o estádio. A cantora então falou: “Ok! Vamos ensaiar no nosso hotel até ficar perfeito” e assim ficaram até às quatro horas da manhã. O mundo está sendo excelente.

Se o seu pastor precisar contar com você sobre uma resolução de algo que precisa da sua excelência, você ficará chateado se ele pedir para ficar mais um pouco? Nosso serviço leva vida para as pessoas! Quanto mais pessoas estiverem servindo ao Reino, mais pessoas serão tocadas pela excelência do serviço de cada irmão.

Davi levou cerca de quinze anos para assumir o seu reinado. Não queira ser acelerado nem ansioso para o cumprimento do que Deus lhe falou. Obedecemos e, conforme obedecemos, as informações e direções mais claras chegarão ao nosso coração. Lugar de crescimento e prosperidade está na obediência. O que você está desejando hoje e pelo o que você tem orado? Deus está pronto para realizar os desejos do seu coração alinhados à vontade d’Ele.

Vou deixar algumas reflexões para vocês pensarem:

“Não conheço ninguém que deu o seu melhor e se arrependeu” (Jogador da NFL).

Dê o seu melhor e você não vai se arrepender. Haverá promoção e galardão para a sua vida!

“É incrível o que você pode realizar se não se importar com quem recebe o crédito” (Harry Truman).

Se não o elogiarem, Deus está vendo seu serviço. Se citaram seu nome, tudo bem. Se não citarem o seu nome, está tudo bem também.

“Se você acordar focado no que vai entregar e não no que vai receber, você se tornará uma pessoa bem-sucedida” (Produtor musical).

Deus está nos lembrando sobre a chama que Ele colocou em nosso coração, para que a gente acorde e se desperte no chamado. Sirva com o que está chegando em suas mãos!

*Trechos da mensagem de 27 de outubro de 2023, no JPN Europa.