Não fique no meio do caminho. O que faz alguém ter sucesso na vida não é o esforço desempenhado ou a energia dedicada à determinada atividade, mas, sim, o conhecimento e a sabedoria para entender bem como conhecer os lugares onde devemos aplicá-la.
Não é apenas a energia e o afinco que nos leva ao sucesso. O erro de muitas pessoas é pensar que os nossos resultados são gerados através do nosso próprio empenho.
Existem dois passos essenciais para gerar crescimento e desenvolvimento espiritual:
Alimente-se!
Nenhuma criança pode crescer de forma saudável se não se alimentar corretamente. Quando você não se alimenta, você está fadado a ficar no meio do caminho, pois você irá começar a procurar os caminhos mais fáceis. Para você chegar onde precisa chegar, vai ser exigido dedicação.
Se você quer ter sucesso em sua jornada, medite de dia e de noite na Palavra e nas promessas do Senhor todos os dias. Não existem músculos fortes se não houver exercício. Um exercício constante traz resistência. Muitas pessoas ficam no meio do caminho e não conseguem permanecer na jornada, porque começam, mas não tem resistência. Permaneça se alimentando das promessas. Quando você perceber que as coisas estão desacelerando, volte a olhar para essas promessas.
‘’Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito’’ (Êxodo 13.17).
Não Tenha Medo dos Desafios
Se você quer crescer, precisa se alimentar. Se você quiser continuar crescendo e não prolongar demais a sua jornada, não pode ter medo de enfrentar os gigantes. Os caminhos mais curtos podem não ser a melhor escolha para você. Não será o caminho com desafios que irá fazê-lo parar, mas vai levá-lo para o trono de forma mais rápida!
‘’Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto’’ (Provérbios 22.29).
As pessoas que não querem enfrentar desafios, não irão amadurecer. Quando você decide não fugir da pressão, você amadurece mais rápido. Não tenha medo dos gigantes, eles escondem o seu destino e a próxima etapa da sua vida. Quem foge das responsabilidades, nunca alcançará os lugares reservados em Deus.
‘’Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena’’ (Provérbios 24.10).
Dizer ‘’não’’ a um desafio é o mesmo que declarar: ‘’Eu não quero me desenvolver e nem amadurecer’’. A maturidade irá encurtar caminhos e processos para você. Ela irá fazer você chegar mais rápido. Quem não desenvolve maturidade, não chega onde precisa chegar. Os desafios trazem novas ferramentas para as próximas fases. O grau de pressão que você enfrentar, não vai determinar o nível de maturidade que você vai ter.
Você só poderá alcançar a próxima fase da sua jornada, quando decidir deixar a mentalidade de onde saiu e começar a se preparar para a mentalidade do lugar que você irá chegar. Não é apenas o que Deus quer fazer, mas quem Ele quer o tornar. Se você quer ter êxito no que faz, respalde-se nas instruções do Espírito Santo. Não é sobre viver um dia de sucesso, mas, sim, sobre trilhar uma jornada de crescimento.
A maturidade espiritual vai exigir de você uma intensidade maior. Essa intensidade está ligada à persistência, compromisso e entrega. Trata-se da decisão de sair de onde você está, para obedecer ao Senhor. Discernir o chamado de Deus é saber dizer “sim” ou “não”. É parar onde Deus para e andar quando Ele anda. A partir desses princípios, iremos viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a nossa vida!